E o Vento Levou – Gone With The Wind

título original: Gone With The Wind

gênero: Drama

diretor: Victor Fleming

roteiro: Sidney Howard, baseado no livro de Margaret Mitchell

elenco: Clark Gable (Rett Butler), Vivien Leigh (Scarlett O´Hara), Leslie Howard (Ashley Wilkes), Olivia de Havilland (Melanie Hamilton Wilkes), Hattie McDaniel (Mammy), Thomas Mitchell (Gerald O´Hara), Barbara O´Neil (Ellen O´Hara), Evelyn Keyes (Suellen O´Hara), Ann Rutherford (Carreen O´Hara)

pais: Estados Unidos

ano: 1939

duração: 241 minutos

número de estrelas: ★★★★★

público: Todas as idades

conteúdo: S-


Gerald O´Hara (Thomas Mitchell), um imigrante irlandês é dono de uma plantação na Georgia, chamada Tara. A família de Gerald é formada por sua esposa Ellen (Barbara O´Neil) e três filhas, entre as quais destaca-se a bela e teimosa Scarlett (Vivien Leigh), sua filha adolescente com um caráter forte e caprichoso. Scarlett é apaixonada por seu vizinho Ashley (Leslie Howard), que apesar de respeitá-la e admirar sua vontade de viver, acaba casando-se com sua prima, Melanie Hamilton (Olivia de Havilland), mulher de caráter doce e compreensivo. A notícia do casamento da prima a desagrada muito e movida pela mágoa, resolve casar-se com o irmão de Melanie, Charles Hamilton (Rand Brooks).

Todas estas decisões são tomadas durante uma festa na casa do vizinho John Wilkes (Howard C. Hickman), onde há a plantação Twelve Oaks. Na própria plantação, Scarlett fica sabendo sobre o início da guerra entre o Norte e o Sul, a Guerra Civil Americana, e também conhece Rhett Buttler (Clarrk Gable), um aventureiro que tem o hábito de ser franco.

To
dos os homens se alistam na guerra e antes de partirem, Melanie e Ashley se casam e Scarlett se casa com Charles. Scarlett vai para Atlanta por causa da guerra. Ashley pediu-lhe que cuidasse de sua esposa Melanie, que teve um filho. Quando a capital da Geórgia é invadida e incendiada, Scarlett, Melanie e a criança retornam para Tara, totalmente mudada, e precisam trabalhar muito para tocá-la.

Scarlett revela-se uma ótima administradora. Seu pai enlouqueceu e sua mãe morreu. Charles, seu marido, morreu durante a guerra e Ashley retorna da guerra para os braços de sua esposa. Novamente sem esperanças, Scarlett casa-se com com Frank (Carroll Nye), que morrerá logo depois lutando para salvar a honra de sua esposa.

Finalmente, Scarlett decide casar-se com Rett. No entanto, seu caráter, suas brigas e a morte da pequena filha do casal fazem com que ele parta e a abandone, justamente quando ela percebe que o ama. Então, ela decide começar tudo de novo.

Este, sem dúvida, é um inesquecível clássico histórico, obrigatório. Uma grande sinfonia de cores, com quadros de todos os estilos, que se movem ao ritmo das músicas clássicas tão fortemente presentes na trama. O roteiro é uma ótima adaptação de um longo livro, repleto de acontecimentos. Os atores estão muito bem em seus papéis. Foi o primeiro filme a cores a ganhar o Oscar de Melhor Filme, alias, ganhou 10 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia Colorida, Melhor Edição e Melhor Roteiro, além um Oscar honorário para William Cameron Menzies e um Oscar técnico, para Don Musgrave.