Um biografado, Dr. Ernesto Cofiño

Prezados,

Tão logo anunciamos o tema do próximo livro do Círculo de Leitura, começamos a receber um retorno que até a nós surpreendeu. Ao que parece, a bondade e a generosidade dos grandes homens se difundem discretamente, formando uma teia de devoção que, se parece modesta aos olhos dos homens, tem imenso valor sobrenatural.

Neste caso, o tema é antes uma… pessoa. Um biografado. Dr. Ernesto Cofiño, cujo processo de beatificação está em andamento, foi um professor e pediatra guatemalteco que, sob uma vida completamente corriqueira, soube exercer a generosidade até o heroísmo. E esse heroísmo tão sutil acabou por valer-lhe uma fama que já em vida ultrapassava as fronteiras da Guatemala.

No entanto, há uma nota ainda mais cativante neste livro. Quem o escreve é precisamente seu filho caçula, que o acompanhou nos últimos dias de sua passagem por esta terra. E o faz sob formas de cartas enviadas aos seus filhos, isto é, aos netos do Dr. Cofiño. A beleza da vida deste grande homem do século XX se mescla, portanto, à beleza da gratidão filial e à sensibilidade de cartas tão pessoais.

Atenciosamente,