título original: The Pursuit of Happyness
gênero: Drama
diretor: Gabriele Muccino
roteiro: Steve Conrad
elenco: Will Smith (Chris Gardner), Jaden Smith (Christopher), Thandie Newton (Linda), Brian Howe (Jay Twistle), James Karen (Martin Frohm), Dan Castellaneta (Alan Frakesh), Kurt Fuller (Walter Ribbon), Takayo Fischer (Sra. Chu), Domenic Bove (Tim Ribbons), Scott Klace (Tim Brophy), Mark Christopher Lawrence (Wayne).
pais: Estados Unidos
ano: 2006
duração: 117 minutos
número de estrelas: ★★★★☆
público: Todas as idades
conteúdo: D-
Chris Gardner é um vendedor de equipamentos médicos com sérias dificuldades econômicas para sustentar a mulher e o filho de cinco anos. Não aguentando mais a pressão, sua esposa Linda abandona a casa, deixando Chris sozinho no cuidado de Chris Jr., o filho do casal.
Chris procura obstinadamente um trabalho melhor e finalmente consegue um estágio numa respeitada corretora de títulos e valores. O estágio não é remunerado, mas Chris aceita-o na esperança de ser contratado no final do contrato de seis meses. Sem qualquer reserva financeira, Chris e o filho acabam despejados do apartamento em que moravam e vêem-se forçados a dormir em abrigos municipais, estações de ônibus ou qualquer outro lugar onde possam se abrigar por uma noite.
À procura da felicidade tem um tom bastante alegre, mesmo nos momentos mais dramáticos. Embora alguns o possam julgar monótono e superficial, o filme passa uma mensagem positiva ao oferecer o exemplo de um pai perseverante que faz de tudo pelo filho.
Traz uma cena de briga conjugal e uma ou outra palavra de baixo calão.