São Tomás de Aquino, exponente máximo da teologia cristã

Prezados,

‌Para os que conhecem a filosofia e a teologia, para os que têm contato com a história do pensamento, para os que se espantam com as capacidades intelectuais do homem, hoje é um dia especial. É o dia em que fazemos memória de Tomás de Aquino, exponente máximo da filosofia medieval e da teologia cristã. Sua importância, como sabemos, não pode ser superestimada. Teríamos perdido muito se não houvesse um São Tomás.

‌Não pode haver circunstância melhor para recordarmos um título que a Quadrante lançou há alguns meses e que muito contribuiu para a difusão da biografia e do pensamento do Aquinate. E tudo isso pelas mãos de um dos principais especialistas em sua obra: Jean-Pierre Torrell.

São Tomás em poucas palavras dá-nos a mais completa introdução ao legado do Doutor Angélico ao fazer com que biografia e produção intelectual iluminem uma a outra, pintando-nos, como resultado, um retrato preciso da relevância deste grande homem. Trata-se de um primeiro passo oportuníssimo para os que não querem passar ao largo do que de melhor se fez em matéria de filosofia e teologia.

‌Atenciosamente,