O boi mudo da Sicília

Por Hugo Langone

Queridos leitores,

Qualquer um que desejar uma formação humana sólida, com uma visão correta do homem e da sociedade, não terá como escapar do nome de São Tomás de Aquino. Seu pensamento, em diversos âmbitos, continua atualíssimo – e sem dúvida permanecerá assim por gerações.

Por outro lado, tão profundas foram suas obras que talvez nos sintamos intimidados diante delas. Como embrenhar-se nas linhas de um intelectual de tão alta estirpe, desse grande conciliador da fé e da razão?

Foi no intuito de ajudar nossos leitores que a Quadrante lançou o excelente São Tomás em poucas palavras, em que o especialista Jean-Pierre Torrell dá-nos a mais completa introdução ao pensamento do Aquinate ao fazer com que biografia e produção intelectual iluminem uma a outra, pintando-nos, como resultado, um retrato preciso da relevância de Tomás.

Dos anos difíceis de sua juventude às obras da maturidade, passando por seus períodos na Universidade de Paris, pela polêmicas em que se envolveu, pelas viagens que a vida religiosa lhe exigiu, pelas heresias que combateu e pelos conceitos que articulou, nada escapa destas páginas, que se consolidam, assim, como um trabalho de divulgação indispensável.

Um abraço.

Share