Um homem do silêncio, do trabalho humilde, da rotina santificada, da entrega. Este é São José, padroeiro da Igreja, guarda fiel da Virgem Maria e do Menino Jesus.
De José podemos aprender muito. É mestre de vida interior, e perscrutar sua vida é o mesmo que descortinar grandes horizontes de santidade. Olhando para São José, rezaremos melhor, trabalharemos melhor, trataremos melhor Jesus e Maria, aprenderemos a humildade e a obediência… E, é claro, teremos um intercessor que grandes santos já denominaram infalível.
Hoje é dia deste discreto José. Como nos enternece comemorá-lo! E, de modo especial, enternece-nos revisitar aquelas obras de nosso catálogo que se voltam particularmente a ele. Com efeito – e disso sabemos bem! –, muitas vidas já foram transformadas pela leitura de José, o silencioso, e muitas inteligências já se viram iluminadas com o conhecimento histórico que vislumbramos em São José e seu mundo.
Hoje, neste 19 de março, queremos renovar o desejo de estar ainda mais perto deste santo homem. E, aqui na Quadrante, queremos também confiar a ele cada um de nossos leitores e leitoras. Viva São José!