Dia de São João Crisóstomo

“Boca de Ouro”. Eis o epíteto pelo qual é conhecido o que talvez seja o maior pregador de toda a história da Igreja. São João Crisóstomo é, de fato, figura inescapável para a história eclesiástica, para a teologia, para a filosofia, para a oratória, para a espiritualidade…  E o título de Doutor da Igreja não faz senão corroborar sua centralidade no cristianismo primitivo e a inspiração que deve suscitar em nós ainda hoje, mais de 1600 anos após sua morte.

Todavia, como sói acontecer com todos os santos, são a vida e a morte de Crisóstomo o real testemunho do brilho de sua santidade. Consumado exegeta, moralista e reformador genial, grande pedagogo, defensor da justiça diante das arbitrariedades do despotismo, bispo exemplar, pai dos pobres, tudo isso não constitui senão algumas peças do quebra-cabeça de uma vida dedicada por inteiro a Deus. Nada mais natural, portanto, que queiramos conhecer essa vida por completo.

Por ocasião de sua festa, nada mais conveniente, portanto, do que recordar a bela biografia do Crisóstomo que a Quadrante abriga em seu catálogo. Não é à toa que se trata de uma das biografias mais vendidas da casa: é de fato espetacular, tanto em razão da seleção dos episódios da vida deste santo quanto do uso de uma linguagem cativante, própria para quem deseja mergulhar numa leitura espiritual digna desse nome.Porventura você já conhecia esse tesouro?