De uma mãe para muitas mães
Porque eu resolvi escrever um livro sobre virtudes para as famílias

No coração de toda mãe mora um desejo: que seu filho ou filha seja feliz, que faça a diferença no mundo para melhor, sempre orientado para o Bem. Neste mesmo peito paira, muitas vezes, uma angústia: como ajudar esse menino ou menina a tornarem-se essas pessoas? Como ajudá-los, em um mundo onde o hedonismo e o
individualismo estão na moda, a ter um coração grande, magnânimo, capaz de amar aos outros sem medida, doar-se, gastar-se e no fim da vida conquistar o Céu?
Foi em busca de conseguir realizar esse desejo e responder a essas perguntas que eu encontrei as virtudes: um tesouro milenar, uma verdadeira bússola para nos orientar, um caminho seguro para educar os nossos filhos. Quanto mais eu lia sobre o tema, quanto mais estudava e me aprofundava, utilizando muitos livros editados pela Quadrante, mais eu sentia que era um desperdício ficar com todo esse conhecimento só para mim.
Era preciso compartilhar essa descoberta! Eu comecei a conversar sobre o tema com amigas que também são mães e descobri que ninguém sabia de verdade o que eram as virtudes. “Ah, é aquilo que aprendi na catequese quando fiz a primeira comunhão?”, certa vez ouvi. “Fé, esperança e caridade? É isso? Uma coisa bem religiosa,
né?” — escutei em outra ocasião.
Quase ninguém conhecia as virtudes humanas ou cardeais — fortaleza, justiça, prudência e temperança —, e muito menos a sua importância no processo de amadurecimento e de domínio dos vícios. Foi então que surgiu a ideia de escrever um livro que tivesse uma linguagem simples e fácil, para que crianças e adolescentes pudessem aprender desde cedo sobre o tema, e ao mesmo tempo fosse profundo o suficiente para que mães e pais, ao lerem com seus filhos, despertassem para a necessidade de serem mais virtuosos.
O livro dos hábitos que mudam o mundo nasceu para ajudar as famílias a não apenas aprender sobre virtudes, como também identificar as suas necessidades de desenvolvimento em cada uma delas. São diversos os relatos de mães que passaram a usar o livro como instrumento em seu processo educativo. E eu não tenho dúvida de que o despertar de muitas famílias para a necessidade de ajudarmos crianças e adolescentes a crescerem com mais fortaleza, resiliência, domínio de si mesmo, generosidade e tantas outras virtudes, nos levará a uma mudança real (e para melhor) da geração que está vindo aí. Podemos e devemos ter esperança!
Entrevista com Letícia Tavares
Leticia Tavares é jornalista e pós-graduada em psicologia familiar e Ciências da Família. Casada com o Maurício e mãe de dois meninos, Miguel de 14 e Rafael de 11 anos.
Autora de O livro dos hábitos que mudam o mundo: virtudes para jovens leitores.
Livro O livro dos hábitos que mudam o mundo: Virtudes para jovens leitores — Capa dura
Se lhe perguntassem o que caracteriza um super-herói, o que você diria? Muitas coisas, não é? Pois saiba que, milhares de anos atrás, alguns homens muito sábios da Antiguidade já tinham descoberto todas essas receitas para uma vida heroica e feliz. E essas receitas se chamam… virtudes. A boa notícia é que também nós podemos seguir esse caminho de felicidade e nos tornarmos homens e mulheres virtuosos. Não é preciso ser personagem de filme ou de revista em quadrinhos – nada disso! Qual é o segredo, então? Este livro traz muitas histórias sobre isso…





