Círculo de Leitura – Sete profetas e a guerra cultural

É comum que nos perguntemos – a respeito de vários aspectos da vida social – “como as coisas chegaram a esse ponto”. Sim: são tantas as ideias, convicções, “verdades”… É tanta a… balbúrdia! De onde vem tamanha confusão?

Nosso próximo lançamento pode nos ajudar a chegar perto de uma resposta. Em Sete profetas e a guerra cultural, Alexandre Havard, figura tradicionalíssima em nosso catálogo, vai à origem de algumas das ideias que dão forma às nossas instituições e a muitas vidas públicas e privadas. Visita, para isso, sete figuras inescapáveis a quem deseja compreender o pensamento moderno: em Descartes, Rousseau e Nietzsche, encontra a fonte de uma série de reveses sociais e filosóficos; em Pascal, Kierkegaard, Dostoiévski e Soloviev, descobre que esses reveses já foram vislumbrados no passado e que é possível, sim, encontrar uma pista para sua solução.

No trato com esses sete homens, teremos mais facilidade em compreender a essência e a origem do drama universal que hoje se desenrola diante de nossos olhos. Como consequência, seremos capazes de fazer escolhas sábias e corajosas em prol de um futuro melhor. Não parece pouca coisa, certo?