Círculo de Leitura – Livro As Boas Maneiras

Pode parecer um tanto… antiquada, talvez, a ideia de que haja regras de bom comportamento em ocasiões sociais. Hoje, sabemos bem, a espontaneidade, a autenticidade e a extravagância são valores um tanto superestimados: “Não importa o que eu faça, mas que olhem para mim!”

Ora, mas e se recordarmos que, na maioria das vezes, nosso comportamento é responsável por abrir portas, por facilitar nosso sucesso profissional, por fazer com que mais pessoas se aproximem de nós? Nesse caso, cuidar dos detalhes do convívio social se torna algo imprescindível. Não havemos de esquecer que o próprio Jesus se queixou do fariseu que não lhe dispensou uma boa educação…

O próximo livro que chega a nosso estoque é precisamente um lembrete da grandeza e da necessidade das boas maneiras no cotidiano. Mas não se detém numa teoria de senso comum: posiciona-se, antes, como um guia – direto, prático, com dicas factíveis – para aqueles jovens que querem chegar mais longe, que se importam com a própria imagem e o próprio futuro. Chegou a hora de recordar à sociedade como um todo que certos detalhes importam. E muito.