5 dicas para viver bem o tempo da Quaresma

5 dicas para viver bem o tempo da Quaresma

Como viver bem o tempo da Quaresma?

Na Quaresma, a Igreja nos convida a viver a oração, o jejum e a esmola. São práticas que nos aproximam de Deus e nos ajudam a crescer na conversão.

 

1- ORAÇÃO

Somos chamados à oração com o propósito de crescer em intimidade com Deus. O próprio Cristo quis dar-nos o exemplo, retirando-se frequentemente para estar na presença de seu Pai.

Por isso, neste tempo é importante buscar bons livros espirituais, confessar-se, rezar o Santo Rosário e aprofundar-se na vida de Cristo, por meio da Sagrada Escritura.

A oração é também o remédio contra a soberba, pois, ao nos colocarmos de joelhos diante de Deus, reconhecemos que dependemos totalmente da sua graça. Intensifique sua vida de oração pessoal e, se possível, participe da Santa Missa durante a semana, fazendo uma boa ação de graças após a Comunhão.

 

2- JEJUM

Também o jejum nos aproxima do Senhor. Com a privação de certos alimentos e hábitos, esvaziamo-nos de nós mesmos para que fiquemos cheios de Deus.

Escolha um ou alguns alimentos de que gosta para se abster nesse tempo quaresmal, termine as refeições sem estar totalmente saciado, reduza ou elimine o tempo nas redes sociais, evite reclamações ao longo do dia…

O jejum educa nossas paixões e nos ajuda a ordenar os desejos, combatendo aquilo que a tradição chama de “concupiscência da carne”. Ao aprender a dizer “não” a si mesmo, o cristão fortalece o espírito para dizer “sim” à vontade de Deus.

 

3- ESMOLA

A esmola nos aproxima de Deus mediante o desprendimento dos bens materiais e da generosidade.

Muito mais que realizar apenas uma doação material a quem precisa, a prática da esmola está relacionada também ao tempo dedicado a alguém que necessita de uma visita, ao auxílio a quem pediu ajuda e à disposição de ter sempre um coração que se coloca a serviço do outro.

A caridade concreta combate o egoísmo e a “concupiscência dos olhos”, ajudando-nos a desapegar do excesso e a olhar com compaixão para as necessidades do próximo.

 

4- FREQUENTAR OS SACRAMENTOS

A Quaresma é um tempo privilegiado para buscar com mais intensidade os sacramentos, especialmente a Confissão e a Eucaristia.

Fazer um bom exame de consciência, realizar uma confissão sincera e participar da Santa Missa com mais frequência são atitudes que aceleram nosso processo de conversão. Pela graça sacramental, nossa alma se fortalece no combate espiritual e se conforma cada vez mais a Cristo.

Se possível, procure também meditar a Paixão do Senhor, especialmente por meio da Via-Sacra, unindo seus sacrifícios ao sacrifício de Jesus.

 

5- CULTIVAR A CONVERSÃO CONCRETA E A PERSEVERANÇA

A Quaresma é um tempo de decisão. Não basta cumprir práticas externas: é preciso identificar vícios, maus hábitos e pecados recorrentes, e lutar concretamente para superá-los.

Escolha um ponto específico para trabalhar nesses 40 dias: moderar as palavras, evitar julgamentos, vencer a impaciência, cultivar a humildade ou abandonar um vício. Peça a Deus a graça da perseverança e recomece sempre que cair.

A Igreja nos oferece esse tempo como um verdadeiro “kairós”, um tempo oportuno de salvação. Se o vivermos com sinceridade, chegaremos à Páscoa não apenas tendo cumprido práticas, mas com o coração renovado.

 

Essas são algumas sugestões para viver bem o tempo litúrgico mais importante da nossa Igreja.

 

Viva melhor este tempo: confira o Especial Quaresma no link abaixo!

Especial Quaresma

Share
WhatsApp