Dez livros para ser um pai melhor

Por Quadrante

Toda seleção ou lista é, por si só, limitada ou parcial, pois evidentemente muitos títulos excelentes acabam ficando de fora. Escolhemos dez títulos, entre Quadrante e outras editoras, como sugestões de leitura para essa semana que antecede o dia dos pais. Esperamos contribuir dessa forma com a formação de todos aqueles que se dedicam de forma incondicional à felicidade de seus filhos.

Gastando tempo com os filhos
Mannoun Chimelli
Conselhos práticos e simples sobre as prioridades que se devem ter para dispor e aproveitar bem o tempo na formação integral dos filhos.

Filhos: quando educá-los?
James B. Stenson
Ao apontar com realismo as pressões negativas do ambiente, o autor apresenta soluções e maneiras concretas de preparar a felicidade futura dos filhos. Um alerta para os pais e educadores.

Pais bem-sucedidos
James B. Stenson
Por que alguns pais obtêm sucesso e outros falham na tarefa de educar os filhos? Com a lucidez e o senso prático que lhe são característicos, o Autor aponta os meios para ser um destes pais formadores de mulheres e homens maduros, responsáveis e seguros de si.

A Força do exemplo
Francisco Faus
A formação dos filhos é uma tarefa urgente, insubstituível e difícil. Nestas páginas, o Autor centra-se no dever de dar exemplo, mas ajudando-nos a cumpri-lo com inúmeros conselhos práticos a cumprir esse dever ao qual não podemos furtar-nos.

Carinho e firmeza com os filhos
Alexandre Lyford-Pike
O autor apresenta-nos o conceito de educação com personalidade: a firmeza (sem autoritarismos) dos pais que se transmite aos filhos e os ajuda a alcançar uma personalidade bem formada.

Amar os adolescentes
Mannoun Chimelli
Uma especialista em Medicina dos Adolescentes comunica a sua experiência pessoal e profissional do atendimento aos adolescentes e às suas famílias, na esperança de favorecer o diálogo, a compreensão e uma visão mais otimista, real, da adolescência entre nós.

Conheça o seu filho
Anna Maria Costa
Através da observação caracterológica, oferece subsídios objetivos e valiosos para melhorar o desempenho da missão formativa dos pais.

Filhos e pais
Fulton Sheen
Uma das mais sérias ameaças ao relacionamento entre pai e filho é a permissividade. Alguns pais acreditam que, se não derem aos seus filhos tudo o que quiserem, estes não os amarão. Isso pode ser verdade num momento qualquer, mas não é verdade para toda a vida. Ao fim e ao cabo, os filhos acabam por desprezar os pais que não têm firmeza moral e que permitiram que eles crescessem pensando que o mundo lhes deve a própria existência.

Os primeiros anos de vida
Elisabeth Plattner
“Nunca nos preocuparemos demais em ser bons educadores, pois tudo o que fazemos influi sobre nossos filhos. Cada palavra, cada ato, a sério ou de brincadeira: tudo o que uma criança escuta ou vê de nós durante o dia, marca seu desenvolvimento emocional e espiritual. O nosso exemplo se faz sentir no bem ou no mal muito mais do que supomos. No início os nossos pequenos só aprendem por nos copiar, não por palavras ou ensinamentos!”

Educar, Hoje
Fernando Corominas
Um livro que impregna de otimismo e esperança a difícil e indelegável tarefa dos pais: educar os filhos hoje, nessa sociedade em crise em que nos coube viver. As noções sobre os Períodos Sensitivos, os Instintos-guia e a teoria Z, que o Autor torna acessíveis ao âmbito familiar, são um poderoso instrumento no exercício dessa ciência e dessa arte, a mais nobre que um ser humano possa realizar.

Share